Na noite desta última segunda-feira (10/02), aconteceu a aula inaugural do "Curso Técnico de Enfermagem ", em Santa Rita do Trivelato.
O curso profissionalizante está sendo ofertado pelo "Instituto Técnico Matogrossense" (ITEM), Polo de Diamantino (MT). A instituição está no mercado há 13 anos e existe em 11 municípios do estado.
"O Instituto ITEM é uma escola que realiza sonhos", disse a proprietária e sócia do Instituto, Michelle Carrasco, em um vídeo de apresentação.
Vinte alunos participaram da aula inaugural com grande entusiasmo.
A Coordenadora do curso de Trivelato, enfermeira Ângela Ayala deu as boas vindas aos alunos e apresentou o corpo docente, composto pela enfermeira Walquíria Tramontin, pelo Biomédico, Elioelsio Santos Gonçalves e pela médica, Dra. Anna Marcella.
O curso terá prazo de 2 anos para conclusão; com carga horária de 1.800 horas de aulas teóricas e 600h de aulas práticas e é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Segundo a Coordenadora, Ângela Ayala, o curso surgiu da necessidade da mão de obra qualificada, mais precisamente do profissional "Técnico de Enfermagem", na área da saúde pública de Santa Rita do Trivelato.
A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Trivelato, através do prefeito, Volmir Bassani, da Secretária Municipal de Saúde, Tahis Pelisão e do Secretário de Educação, Saulo Bonfim estão apoiando a iniciativa, cedendo o espaço de uma sala de aula, na Escola Municipal Três de Novembro, para a realização das aulas do curso.
Lembrando que com a inauguração do novo "Pronto Atendimento Municipal de Trivelato" (PA), que já está em fase de construção, o município vai precisar de contratar mais profissionais técnicos de enfermagem, para atuarem nos plantões da saúde pública municipal.
Atualmente, o salário médio de um Técnico de Enfermagem é de aproximadamente R$ 3.500.
O curso já iniciou, mas ainda tem 10 vagas disponíveis para matrículas. As aulas são no período noturno, das 19 às 23h.
Em caso de dúvidas ou para mais esclarecimentos sobre o curso, os interessados podem entrar em contato com a Coordenadora, Ângela Ayala, pelo telefone (65) 9 8413-4945.
Sabe-se que área da enfermagem é uma profissão primordial na sociedade. É também considerada uma das áreas com baixíssimo nível de desemprego, devido a alta demanda de profissionais que podem trabalhar em hospitais, clínicas, Centros de Cuidados da Pessoa Idosa, indústrias e até em fazendas.
Mín. 22° Máx. 32°