Com o objetivo de percorrer cerca de 3 mil Km de "jet ski", no "Rio Araguaia", um grupo de três amigos de Barra de Garças – MT e um de Jataí – GO concluiu o rally náutico até Belém – PA, mas decidiu estender a viagem e chegou a 4.038 km de navegação.
Anderson Torres, Fabrício Carvalho, Roberto Sacchetti e Weverton Lima saíram do município de "Baliza" (GO), no dia 14 de julho, para o ponto de partida oficial em "Ponte Branca" (MT), no dia 15, passando por "Barra do Garças" (MT), "Aruanã" (GO), "São José dos Bandeirantes" (GO", "São Félix do Araguaia" (MT) e "Belém" (PA), onde concluíram o trajeto inicial do ‘Araguaia Jet’ no dia 3 de agosto.
Em Belém, eles perceberam que navegaram 2.800 km e, para alcançar a meta inicial, traçaram uma nova rota que incluiu os municípios de "Gurupá" (PA), "Santarém" (PA), "Alter do Chão" (PA) e "Itaituba" (PA).
Segundo Weverton Lima, o local mais impressionante de toda a viagem realizada já em terras paraenses foi em "Alter do Chão", “apelidado por Caribe brasileiro, o lugar é espetacular. Com águas cristalinas e praias com areia branca”.
Dentre as praias visitadas, os amigos concordaram que as melhores foram a praia da "Conceição do Araguaia" e "Praia do Boto", em "Barreira do Campo" (PA) que possuíam uma grande estrutura para receber os turistas.
Lima ainda destacou a hospitalidade de moradores de cada município visitado e as belezas exuberantes das praias.
“Aproveitamos muito o trajeto parando para visitar quase todas as praias, mas não imaginávamos que iríamos ser tão bem recebidos em todas as paradas, sem exceção”, disse.
Para ele, a ótima recepção se deve pelo interesse do público em saber um pouco mais sobre o rally que os amigos realizaram no mês de julho, tido como alta temporada entre os locais visitados.
Início do Rally
A ideia de realizar a primeira edição do "Araguaia Jet" surgiu a partir da paixão dos quatro amigos, após uma conversa sobre o sonho de percorrer todo o Rio Araguaia de uma só vez.
O projeto foi arquitetado durante um ano com reuniões para estudar todo o trajeto até "Belém", além de definir o melhor mês para realizar o evento.
De acordo com Weverton, o grupo se tornou o primeiro a realizar na região de "Barra do Garças" (MT) uma navegação em água doce de longa distância, passando pelos quatro maiores rios do Brasil, o "Rio Araguaia", "Rio Tocantins", "Rio Amazonas" e "Rio Tapajós".
Dificuldades no trajeto
Entre os percalços passados até a conclusão do desafio, as pedras em decorrência do baixo nível das águas dos rios e os bancos de areia foram ressaltados por Lima.
“A quantidade de pedras que aparecem nos rios mais secos não deixa que os pilotos tirem nem por um só minuto o foco da navegação. Foi o que fez toda a diferença, as orações que fazíamos todos os dias pela manhã e nossa experiência de muitos anos de navegação”, explicou.
No total, a viagem teve 2.000 km de vias terrestres, as quais foram utilizadas para enviar as motos aquáticas de "Miritituba" (PA), de volta para "Barra do Garças", e mais 4000 km rodados por vias náuticas, totalizando 6.000 km.
Clique no Banner abaixo e entre para nosso Grupo de Notícias!
Mín. 21° Máx. 33°