Segunda, 08 de Junho de 2026
16°C 33°C
Canarana, MT
Publicidade

Movimento do Araguaia comemora os avanços dos projetos de pavimentação das BRs-158, 242 e 080

A luta dos vereadores e prefeitos do Araguaia estão dando resultados para população da região.

Por: Ismael Roberto
05/09/2023 às 22h39 Atualizada em 05/09/2023 às 23h16
Movimento do Araguaia comemora os avanços dos projetos de pavimentação das BRs-158, 242 e 080
Diogo Palomares/Assessoria

 

O “Movimento em prol da conclusão das BRs-158, 242 e 080” foi criado a partir da formação de uma “Comissão de Vereadores e Prefeitos do Araguaia”, que contempla a união de 300 vereadores e 34 prefeitos das cidades da região do “Vale do Araguaia”.

Continua após a publicidade
Anúncio

A comissão é liderada por 11 vereadores e 11 prefeitos, sendo o vereador Jocasta Porto, presidente do movimento.

A ideia do “Movimento” iniciou em 1º de fevereiro, deste ano, na confraternização de posse do segundo mandato do deputado Drº Eugênio de Paiva (PSB), em Cuiabá (MT).

Nasceu da necessidade e do anseio dos vereadores da região em solucionar os problemas de transportes das referidas rodovias; que há muitos anos, a população da região do “Vale do Araguaia”, sofre com a falta da conclusão de pavimentação da BR-158, rodovia federal, que liga os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. E, também das BRs-242, que liga as cidades de Gaúcha do Norte a Santiago do Norte e a BR-080, que contempla o trecho dentro do estado de Mato Grosso, entre as cidades de Ribeirão Cascalheira e distrito Luiz Alves (GO).

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Adesão unânime

O vereador Jocasta, conta que entrou em contato com os representantes do legislativo de todas as cidades que contemplam a região do “Vale do Araguaia", em busca de apoio para o movimento.

“Tirei uma semana e liguei dia e noite para todos os vereadores da região e, para minha grande surpresa, o apoio foi unânime”, descreve o vereador.

Em entrevista ao site AraguaiaMT, o vereador Jocasta conta entusiasmado que desde o primeiro momento deixou claro para todos, que gostaria que a adesão dos vereadores e prefeitos ao movimento, não acontecesse de forma arbitrária; mas, de maneira: democrática e espontânea.

Portanto, a “Comissão de Vereadores e Prefeitos do Araguaia” – movimento em prol da conclusão das rodovias: BRs-158, 242 e 080, foi criada em 05 de fevereiro de 2023.

 

Reuniões e Audiências

Logo após a criação do movimento, foi organizado reuniões e audiências públicas para discutir as condições das rodovias, bem como as necessidades das comunidades que dependem dessas vias federais.

A primeira reunião do movimento, foi realizada na cidade de Alto Boa Vista (MT), onde reuniu centenas de vereadores, dezenas de prefeitos e comunidades da região, formando a “Comissão de Vereadores Araguaia”.

Na festa da Feira “XII Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores de Porto Alegre do Norte”, (MT), foi convocado uma “Audiência Pública”, com governadores dos estados de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil); Tocantis, Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do Pará, Helder Barbalho (MDB); além de senadores, deputados federais, estaduais, empresários, agropecuaristas – onde trataram sobre interesses da região. O presidente do movimento, vereador Jocasta, apresentou as propostas do Movimento, sobre a luta pela conclusão da BRs-158 e 242.

Nesta audiência foi realizado a adesão dos prefeitos da região, juntamente com o presidente da AMM (Associação Matogrossense dos Municípios), Neurilan Fraga, onde foi acordado a adesão junto ao movimento.

Já no dia 27 de maio, deste ano, foi realizada outra audiência pública, presidida pelo vereador Jocasta, de Canarana, na cidade de Alto Boa Vista (MT), onde contou com a presença de representantes dos setores produtivo, comercial; sindicatos e comunidades. Dezenas de vereadores e prefeitos dos 25 municípios da região do Araguaia, participaram ativamente. Os deputados estaduais, Dr. Eugênio, Thiago Silva, Gilberto Cattani e o deputado federal, José Medeiros, também marcaram presença. Além dos promotores Alysson Godoy e Fabricio Miranda, que representaram o Ministério Público.

Nesta audiência, foi debatido os principais problemas das rodovias e a população também foi ouvida. Ficou definido a criação de uma agenda de compromissos do movimento com autoridades do governo federal. E, a partir daí, o movimento procurou cumprir a agenda, realizando pesquisas sobre as condições das rodovias, visitando os órgãos competentes, como: Ibama, DNIT e Infra.  

Na ocasião, o deputado estadual Dr. Eugênio, representante da região do Araguaia, enalteceu o trabalho de luta do "Movimento dos Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242 Já". O deputado, citou que não dá mais para ficar sem concluir as obras; lembrou que as duas rodovias precisam ser concluídas em várias frentes, porque essas rodovias unem os estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins.

 

Audiência Pública:

Os principais representantes do movimento já tiveram reuniões com o Ministro dos Transportes e Infraestrutura, Renan Filho e outras reuniões com os órgãos do governo federal – Dnit, Ibama e Infra.

A “Comissão dos Vereadores” visitou as bancadas federais e senadores de Mato Grosso, em Brasília; para propagar a tão importante conclusão das rodovias para a região.

O requerimento do movimento foi muito bem aceito e aprovado pelos órgãos federais, em Brasília; desde as primeiras reuniões.

Os representantes do movimento, juntamente com o deputado Drº Eugênio, participaram de uma importante reunião com o Ministro dos Transportes e Infraestrutura, Renan Filho, onde que o ministro determinou que o projeto de pavimentação das rodovias desse início, ainda neste ano.

E, para grande surpresa do movimento, dos dias 11 a 13 de agosto, uma grande equipe de especialistas, do Ministério dos Transportes, Infra, Dnit e Ibama, estiveram presentes na região fazendo os estudos necessários. Uma comitiva percorreu desde a cidade de Gaúcha do Norte até Vila Rica (MT).

 

As necessidades da região

Toda população do Vale do Araguaia, região que contempla 34 municípios e, possui uma população estimada de 300 mil habitantes, aguarda há mais de 30 anos, a conclusão da BR-158.

Com a falta de conclusão da pavimentação da rodovia, a população dessa região sofre com os períodos de estiagem, com as cortinas de poeira e trechos cheios de buracos, provocando ‘trepidação’ nos veículos pequenos e grandes; além de danos materiais. Já nos períodos de chuvas, sofrem com os inúmeros atoleiros, erosões dos aterros e, alagamentos dos rios e córregos, sobre as pontes.

Durante todos esses anos, muitos acidentes de trânsitos têm ceifado dezenas de vidas.

Sem contar que boa parte da frota de caminhões que fazem o escoamento dos grãos do Vale do Araguaia, percorrem anos após anos essa rodovia; também sofrem com as dificuldades da BR, que tem comprometido a logística e os custos de manutenção dos veículos de cargas.

Os produtos perecíveis e cargas vivas, também são comprometidos pelas más condições da rodovia. Além do sofrimento dos cidadãos da região que precisam de se deslocar para os Centros de Referências de Saúde, como Água Boa, Barra do Garças, Cuiabá e Goiânia.

Com a conclusão da pavimentação das BRs-158, 242 e 080, a população do Araguaia poderá desfrutar de maior segurança nas estradas e melhor qualidade de vida nos transportes. E, que muito provavelmente, as terras da região serão valorizadas e as cidades que nasceram a beira das rodovias se desenvolveram ainda mais.  

 

Inclusão ao novo PAC

A grande conquista do movimento, foi a inclusão do projeto de conclusão da pavimentação das rodovias, liderada pelo "Movimento dos Vereadores do Araguaia pela Conclusão das BRs 158 e 242 Já", no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O PAC foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro, no dia 11 de agosto.  

No mesmo dia, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, publicou um vídeo em sua rede social, anunciando a boa notícia:

Contudo, dos R$ 1,7 trilhão lançado pelo “Novo Pac”, o governo federal destinou R$ 60,6 bilhões que serão investidos em Mato Grosso em diversos setores, inclusive na infraestrutura de rodovias federais 'não concluídas', como as referidas rodovias que o movimento tem defendido.

Segundo o ex-deputado federal Drº Leonardo, que está como Secretário do Escritório de Representação de Mato Grosso (SERMAT), em Brasília, afirmou ao presidente do movimento que o projeto de pavimentação das BRs está em fase de regularização das licenças ambientais. Sendo que o mesmo, em uma reunião, na sede do Ibama, em Brasília, foi eleito, pela comissão de vereadores e prefeitos, para ser o interlocutor entre o governo federal e o movimento. 

Mas, afirmou que já tem ordens de serviços para as obras nas BRs, para iniciarem, ainda neste ano.

Nesta segunda-feira (04), o deputado Dr. Eugênio também confirmou a lincença ambiental para um dos trechos da BR-158:

“Para nós do movimento comemoramos muito a aprovação da inclusão do projeto de pavimentação das BRs-158, 242 e 080, no Programa de Aceleramento, lançado pelo governo federal. Esse resultado é fruto de todo trabalho do Movimento”, conclui o presidente do movimento, Jocasta.

 

Clique no Banner abaixo e entre para nosso Grupo de Notícias!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários